quarta-feira, março 08, 2006

GRIPE DAS AVES

VÍRUS PROPAGA-SE
Após a silenciosa incubação nas aves do céu e da terra, o famoso virus H5N1 iniciou a sua tremenda escalada de multiplicação e ataque. A seguir refugiou-se também em alguns humanos. Dizem as notícias sempre atentas ao que se passa no Planeta e ao seu redor, que muitas destas aves já morreram aos milhares. E tudo por causa daquele micropredador! No que toca às grandes voadores migratórias. Porque às que andam cá por baixo, após algumas dezenas ou centenas de óbitos, vai-lhes caindo em sorte a pena capital, também às centenas ou até milhares, pois os humanos não estão para brincadeiras. É que, afinal, alguns também já foram invadidos por aquele letal vírus e rapidamente conduzidos ao lugar dos mortos.
Este predador invisível aos olhos, mas captado pelo binóculo da ciência, dá pelo nome comum de gripe das aves. Tem sido bastante estudado, pois é uma real ameça à saúde e à vida do homem.
Nos laboratórios, dizem, a luta para descobrir as "monições" certas para a irradicação desta espécie de vírus atómico é imparável. É que o perigo para a humanidade é tremendo. Pode dar origem a uma pandemia, dizem. É urgente evitar essa catástrofe a todo o custo.
Para já, sabe-se que este assassino invisível apenas se transmite da ave ao homem; mas o risco da sua multiplicação no seio da humanidade é uma forte possibilidade e como tal não se pode descartar.
Aguarda-se, todavia, que não se trate de alarmismo ávido de grandes lucros, pois os antibióticos e vacinas para fazer frente a este potencial micropredador já estão aí em grande escala...

Sem comentários: